É com profundo pesar que a ABIA vem a público lamentar o falecimento na madrugada destas sexta-feira (05/04) do psicanalista, ex-presidente do Grupo pela Vidda-RJ e ex-membro do Conselho Curador da ABIA, George Gouveia. Formado em direito pela Universidade Cândido Mendes e psicologia pela Universidade Veiga de Almeida, Gouveia especializou-se em psicanalise clínica e era membro permanente do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro.
Ativista e militante ativo na luta contra a AIDS, era voluntário do Pela Vidda-RJ desde 2000, alternando entre os cargos de presidente e vice-presidente da organização de 2010 a 2018. Lá, coordenava ações de acolhimento, aconselhamento e apoio psicológico a pessoas vivendo com HIV e AIDS. Integrou o Conselho Curador da ABIA entre 2013 e 2017. Gouveia foi reconhecido pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro ao receber a Moção pelo Voto de Louvor e Reconhecimento em Outubro de 2011. Foi também reconhecido pela Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro em 2014, quando recebeu a Medalha Walter Tavares.
Para o vice-presidente da ABIA, Veriano Terto Jr., Gouveia construiu um legado inestimável. “Ele deixa um grande legado de luta e participação no movimento social de AIDS que continuará em nossos corações e em nossas ações”, afirmou.
Neste momento difícil, a ABIA se solidariza com os familiares e amigos de George Gouveia e também com o Grupo Pela Vidda-RJ e deseja que sua memória permaneça como simbolo de esperança não só para o movimento social de HIV/AIDS mas para todos aqueles que lutam em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária.