De 25 a 27/11, o Rio de Janeiro recebe o 1º SUSAids VIDDA – ENCONTRO NACIONAL PARA AVALIAR O CUIDADO NA ASSISTÊNCIA E NA ATENÇÃO À SAÚDE DE PESSOAS VIVENDO COM HIV E AIDS NO SUS, que propõe a avaliação do cuidado e das estratégias de enfrentamento na assistência e na atenção à saúde de pessoas vivendo com HIV e AIDS no SUS.
O evento, que será realizado num hotel no Rio de Janeiro, contará com a participação do diretor- presidente da ABIA, Richard Parker vai refletir sobre “O fim da Aids?”. Em outra mesa de debates, a ABIA abordará o “Testar e tratar” e a relação entre o SUS e a AIDS, com os assessores de projeto Juan Carlos Raxach e Veriano Terto Jr.
De acordo com Terto Jr., o 1º SUSAids traz uma metodologia inovadora que poderá ser um marco na construção de propostas para a resposta à epidemia. ” Discutir temas relacionados às novas políticas de AIDS e ações como um todo, com ênfase forte na prevenção e na assistência e ação no Brasil e por meio de uma metodologia inovadora vai facilitar o encontro de ideias e propostas que podem ser úteis para o enfrentamento dos atuais desafios do HIV”, afirma.
A organização do 1º SUSAids VIDDA é do Grupo Pela Vidda (RJ) e tem o apoio da Gerência Estadual de DST e AIDS do Rio de Janeiro e do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (DDAHV).