O Observatório de Sexualidade e Política (SPW, sigla em inglês) realizou a 2ª edição do ciclo de debates El mundo que cambia: conversaciones sobre temas pendientes y emergentes, promovida em parceria com outras redes regionais para aprofundar discussões sobre os contextos regional e internacional. O encontro debateu “A Pandemia de COVID-19: Riscos, ameaças e aprendizagens para os direitos sexuais e reprodutivos”.
Richard Parker, diretor-presidente da ABIA, co-coordenador do SPW e um dos painelistas, destacou em sua intervenção as semelhanças e diferenças nas dinâmicas da epidemia de HIV/AIDS e de Covid-19. Já Sonia Corrêa, também co-coordenadora do SPW, pontuou a vulnerabilidade diferenciada e a epidemia de autocratismo como legados muito problemáticos da pandemia. O evento contou ainda com falas de Agustina Ramon Michel, coordenadora da Rede Jurídica do CLACAI; Ailynn Torres Santana, pesquisadora da Fundação Rosa Luxemburgo; Monica Roa, Diretora-Executiva da Bridges/Puentes, além da mediação de Susana Chavez, da Promsex.
A intervenção de Agustina Ramón focou nos impactos da pandemia de Covid-19 sobre políticas de saúde reprodutiva, enquanto Mônica Roa apresentou resultados de uma pesquisa sobre mudanças de percepção social decorrentes da Covid-19, destacando brechas e oportunidades que ela pode ter possibilitado. Em breve, o debate estará disponível no Youtube e contará com relatoria publicada no site do SPW.
O ciclo de debates El mundo que cambia: conversaciones sobre temas pendientes y emergentes é realizado em parceria com Akahata, Promsex, Puentes e Synergia.