De Beijing, a Comissão Nacional de Saúde da China (NHC) informou que o Kaletra (lopinavir + ritonavir), da AbbVie, faz parte do seu mais recente plano de tratamento para pacientes infectados pelo vírus.

Até o começo da tarde desta segunda-feira (27), os dados oficiais apontavam 81 mortes e mais de 2,7 mil pacientes infectados em todo o mundo. Também houve o primeiro registro de morte em Beijing.

O NHC afirmou que, embora ainda não exista nenhum medicamento antiviral eficaz, recomenda que os pacientes recebam dois comprimidos de lopinavir e ritonavir duas vezes ao dia e uma dose de alfa-interféron por nebulização, duas vezes ao dia.

A revista médica Lancet, informou a realização de ensaio clínico usando ritonavir e lopinavir para tratar casos do novo coronavírus. Enquanto isso, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China começará a desenvolver uma vacina, de acordo com o Global Times.

O especialista em doenças respiratórias do First Hospital, da Universidade de Beijing, Wang Guangfa, foi infectado pelo vírus depois de visitar a cidade de Wuhan, onde o surto iniciou, enquanto trabalhava na inspeção de pacientes com coronavírus. Ele informou à China News Week, no início da semana, o médico que supervisiona seu quadro recomendou que ele tomasse os medicamentos contra HIV para combater o novo vírus.

O Instituto Nacional de Saúde dos EUA está pesquisando o código genético do vírus e espera iniciar testes em humanos para uma potencial vacina em três meses.

OMS corrigiu avaliação de risco

A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificar como “elevado” o risco internacional de contaminação pelo novo coronavírus. O novo status, divulgado nesta segunda (27), é uma correção na avaliação feita anteriormente pela própria OMS. A organização esclareceu que, por um “erro de formulação”, havia apontado o risco como “moderado”.

“Ainda não é uma emergência de saúde global, mas pode vir a ser”, afirmou o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Desde as primeiras ocorrências, em dezembro, casos de pessoas infectadas foram registrados na Ásia, na Europa, nos Estados Unidos e na Austrália.

SAIBA MAIS

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. O coronavírus 2019-nCoV, responsável pelo atual surto na China causa sintomas gripais em pessoas que o contraíram e pode levar à síndrome respiratória grave.

Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Os coronavírus comuns que infectam humanos são alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Fonte: GTPI