ABIA fez uma participação virtual ao vivo na 22ª Conferência Internacional de AIDS, organizada pela International AIDS Society (IAS), e um dos maiores eventos de saúde pública no mundo. A instituição foi convidada pela própria IAS e pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre AIDS (UNAIDS).
Na ocasião, a ABIA foi representada pelo vice-presidente, Veriano Terto Jr., que abordou sobre a representação comunitária nos comitês de pesquisa a partir de uma perspectiva LGBTQI+.
“Fiz breve histórico das relações do mundo LGBTQI+ com o establishment médico, da importância de se garantir a participação da comunidade nas pesquisas e também de se observar o cumprimento dos padrões éticos universais de excelência, independente do país onde a pesquisa se realize”, destacou.
Segundo ele, é fundamental o acompanhamento do controle social na pesquisa para que a mesma garanta os benefícios para a população envolvida, seja LGBTQI+ ou não. Terto Jr. também defendeu que seja garantido o benefício após o término do estudo. ABIA também esteve representada no evento em Montreal com a presença de Felipe Carvalho, que coordena o GTPI pela instituição.