O Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da ABIA participou da live organizada pelo Projeto ImPrEP INI/Fiocruz para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, em 28 de junho. O encontro foi realizado em parceria com a Aliança Nacional LGBTI+. Quem representou a ABIA foi Vagner de Almeida, coordenador de projetos.O evento contou com a presença de educadores e educadoras, ativistas e profissionais da saúde. A mediação foi do coordenador comunitário do ImPrEP, Júlio Moreira.
Os/as convidados abordaram assuntos relevantes como os avanços e desafios para a prevenção combinada, o acesso às populações mais vulneráveis e a incorporação das informações na prática do autocuidado.
“Contei minha experiência no início da pandemia quando não se tinha medicação para enfrentar o HIV. Pessoas vinham a óbito sem saber a causa e os tratamentos eram paliativos. Tentava-se baixar a febre com cibalena e melhoral infantil, por exemplo. Foi um evento bem contemporâneo falando sobre também sobre a história da epidemia. Também abordei sobre o papel da ABIA e de outras organizações na promoção e no circuito de conhecimento e enfrentamento”, disse Almeida.