A ABIA marcou presença na roda de Conversa “Ecos da Conferência Internacional de AIDS”, organizada pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI, na sede desta instituição, no Centro (RJ). A atividade reuniu ativistas e mobilizadores sociais que estiveram no México durante a Conferência Internacional sobre Ciência e HIV (IAS 2019). A ABIA foi representada pelo vice-presidente, Veriano Terto Jr.
Entre os temas replicados da conferência estão os avanços tecnológicos para a prevenção ao HIV e tratamento das pessoas vivendo com HIV/AIDS; o reconhecimento das pesquisas científicas do papel da comunidade como sujeito ativo das políticas de saúde e a incorporação de estratégias de prevenção e assistência que valorizem e reconheçam as interseccionalidades e os estigmas que segmentos da população, como LGBTI+, pessoas com HIV/AIDS, profissionais do sexo, entre outros grupos marginalizados enfrentam.
Entre os/as convidados/as para replicar o conhecimento adquirido na conferência, além de Terto Jr., participaram Cléo Oliveira, ativista trans e assistente de pesquisas do Laboratório de Pesquisas Clinicas(LabCLIN/ INI) da Fiocruz; Indianare Siqueira, ativistas trans e coordenadora da CasaNem e Júlio Moreira, diretor do Grupo Arco Iris e coordenador de mobilização comunitária do Projeto ImPrep do INI/Fiocruz, entre outros.