A ABIA acaba de ser eleita para a Direção Executiva do Conselho Latino Americano e Caribenho de ONGs com serviços em HIV/AIDS (Laccaso, sigla em espanhol). O anúncio aconteceu em abril durante a Assembleia Geral que reuniu as organizações participantes da rede nas Américas. A ONG brasileira Gestos- Soropositividade, Comunicação e Gênero, que ocupou por dois mandatos consecutivos a Direção Executiva, assumiu a Direção de Assuntos Regionais.
Fundado em 1989, o Laccaso promove e defende os direitos humanos na América Latina e no Caribe, com ênfase no HIV e AIDS, através da sensibilização da sociedade civil e do fortalecimento das respostas comunitárias para obter políticas públicas multisetoriais, articuladas e eficazes.
A ABIA é cofundadora do Laccaso e assume a nova função comprometida com a reestruturação interna da rede. “Nos últimos anos, muitas das associadas fecharam as portas. O Laccaso precisa de sustentabilidade política e financeira para garantir a sua sobrevivência. É preciso resgatar a voz da instituição no cenário internacional”, afirmou o assessor especial da ABIA, Veriano Terto Jr.
Para ele, o retorno da ABIA na direção coletiva é fundamental para fortalecer o processo. “A ABIA percebeu que, diante do momento atual, esta seria a melhor maneira de contribuir para a reestruturação do Laccaso e reforçar os laços da rede de organizações da sociedade civil latino-americana”, concluiu.
Conheça a nova gestão do Laccaso no período de 2016 a 2018:
Direção Coletiva
Direção executiva – Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (Brasil)
Direção de Assuntos Regionais – Gestos- Soropositividade, Comunicação e Gênero (Brasil)
Direção de Comunicação – SOMOSGAY (Paraguai)
Conselho Regional
Ponto Focal para o Cone Sul – Fundación para Estudio e Investigación de la Mujer (Argentina)
Ponto Focal para os Andes – Liga Colombiana de Lucha contra el Sida
Ponto Focal para o Caribe – Equipos de Ayuda Mutua Guanabacoa AMISTAD (Cuba)
Ponto Focal Mesoamérica – Ave de México (México)