A ABIA marcou presença no “Encontro de Entidades Militantes na Promoção da Saúde, Cidadania LGBT e Direitos Humanos”, em Divinópolis (MG). O evento, organizado pela ONG local Movimento Gay, aconteceu durante o Encontro Estadual de ONGs, Redes e Movimentos AIDS de Minas Gerais e reuniu diversos autoridades locais, entidades de luta contra a AIDS, conselhos de psicologia e ativistas de diversos estados.
Na ocasião, Vagner de Almeida, coordenador do Projeto Diversidade, Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens foi convidado a representar a ABIA. Para o coordenador, que fez uma reflexão sobre o tema “Onde estamos errando na luta contra o HIV e a AIDS?”, houve um triunfalismo burocrático da parte de organismos internacionais, como o UNAIDS, ao estabelecerem até 2020 a meta 90-90-90 ( que diz que 90% de todas as pessoas vivendo com HIV cientes de sua sorologia, 90% em terapia antirretroviral e dessas 90% com supressão viral).
“Esta meta foi criada em quatro paredes por quem não estava no campo das pesquisas sobre as populações mais afetadas. Venderam tanto a imagem que esta meta seria cumprida que agora precisam voltar atrás. Enquanto isso, as taxas de infecção por HIV continuam aumentando, sobretudo, nas populações jovens e na terceira idade”, afirmou Almeida.