Representada pelo vice-presidente, Veriano Terto Jr., a ABIA contribuiu para a reflexão sobre sexualidade masculina e saúde na disciplina compartilhada do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS (PPGEDU/UFRGS) e de “Corpo e poder: gênero, sexualidade e educação – leituras essenciais e disputas contemporâneas” do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-RS (PPGCS/PUCRS).
Na disciplina compartilhada, originalmente ministrada pelos professores Fernando Seffner (UFRGS), Angelo Brandelli (PUC/RS) e Fernanda Bittencourt (PUC/RS), Terto Jr. abordou sobre como estas questões têm sido tratadas ao longo da história. “Demonstramos como a homossexualidade migrou de uma questão no âmbito da moral para o campo da saúde e foi classificada como doença. Mostramos também o esforço dos movimentos sociais, sobretudo o LGBT para retirar esta conotação patológica e demos ênfase na maneira pela qual a AIDS tem ressignificado a relação entre saúde e homossexualidade”, disse o vice-presidente.
Ainda em Porto Alegre, Terto Jr. participou da mesa “Direitos Humanos, Educação e(m) Saúde” que integrou o “Seminário Direitos Humanos em debate: contextos e marcadores sociais da diferença”. O encontro foi organizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Na ocasião, o vice-presidente da ABIA fez uma leitura de como a história da epidemia da AIDS tem revelado as violações de direitos humanos, com destaque para o direito à saúde. “Além disso, buscamos ressaltar os resultados promissores da relação entre saúde e direitos humanos, como o acesso universal aos medicamentos e as leis protetivas das pessoas que vivem com HIV”, contou Veriano, complementando que as atividades em Porto Alegre “foram inciativas importantes, organizadas pelos nossos parceiros no RS e fundamentais para que os estudantes entendam a relação entre AIDS, saúde e direitos humanos”, concluiu.