A ABIA realiza a 3ª edição do Seminário de Capacitação em HIV – Aprimorando o Debate III sobre o tema “Prevenção das ISTs/AIDS: novos desafios na quarta década da epidemia”. O evento acontecerá de 26 e 28 de junho no Rio de Janeiro e vai reunir ativistas e mobilizadores sociais da luta contra a AIDS, acadêmicos, profissionais da saúde, pessoas vivendo com HIV/AIDS e público geral para debater sobre as transformações no campo da prevenção do HIV e demais infecções sexualmente transmissíveis ao longo dos 40 anos de epidemia de HIV/AIDS no país. A atividade será realizada no Hotel Scorial, no Flamengo. O evento é gratuito, mas o espaço estará sujeito à lotação.
Um dia antes (25/06), no mesmo local, acontece o o lançamento do Guia do Sexo Mais Seguro para Mulheres Trans, organizado pelo Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da ABIA. A publicação tem como objetivo abordar práticas comportamentais e sexuais diversas no contexto das novas tecnologias de prevenção ao HIV e demais Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Cine-debate
A programação do 3ª Seminário de Capacitação em HIV – Aprimorando o Debate III começa na tarde do dia 26/06 com a exibição do documentário “Camisinha tem prazo de validade?”, seguido de debate com o diretor Vagner de Almeida. O filme propõe uma reflexão sobre a importância da camisinha para a prevenção do HIV, das ISTs e da gravidez, além de fazer o registro sobre os mitos e tabus que dificultam a adesão do preservativo a partir do relato de pessoas de diferentes gêneros, orientações sexuais e gerações.
Nesta 3ª edição do seminario, a ABIA busca fomentar debates para perguntas cruciais na construção da resposta à epidemia do HIV e da AIDS, tais como: o que significa sexo mais seguro em pleno século XXI? Como promover a prevenção, os direitos humanos e garantir a redução de danos no contexto do HIV e da AIDS? O que é Pedagogia da Prevenção?
O médico Juan Carlos Raxach – que participará da mesa “Pedagogia da Prevenção” – celebra a retomada do debate sobre os aspectos comportamentais e sociais que impactam na prevenção do HIV/AIDS e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “O foco é debater a prevenção combinada a partir de um olhar da comunidade. É o momento ideal para a ABIA apresentar aos participantes e à sociedade o que entendemos por prevenção combinada, o que estamos produzindo coletivamente sobre isso. Precisamos sair desse lugar da prevenção vista somente do olhar da medicina”, afirmou.
Entre os/as palestrantes convidados, estão Thiago Pinheiro, doutor em saúde coletiva pela Universidade de São Paulo (USP); Victor Hugo Barreto, o antropólogo e pesquisador sobre a sexualidade e masculinidades; Evalcilene Costa, presidenta da Associação de Redução de Danos do Amazonas; Gabriela Calazans psicóloga e especialista medicina preventiva pela USP; Juan Carlos Raxach, coordenador de promoção da área da saúde e prevenção da ABIA e Richard Parker, diretor-presidente da ABIA e referência nacional e internacional no pensamento e história social do HIV e da AIDS.
Sobre o projeto
O Projeto Aprimorando o Debate III é uma ação da ABIA. O objetivo é abordar as principais áreas de atividades relacionadas ao HIV e AIDS no país, por meio de uma metodologia dinâmica e interdisciplinar com o intuito de favorecer a discussão sobre essas questões. Já foram realizados encontros no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, respectivamente, sobre “ONGs, Sociedade Civil e Mobilização Social” e “Estigma, Pânico Moral e Violência Estrutural”.
A 3ª edição do Seminário de Capacitação em HIV – Aprimorando o Debate III: “Prevenção das ISTs/AIDS: novos desafios na quarta década da epidemia” e o lançamento do Guia do Sexo Mais Seguro para Mulheres Trans serão realizados no Hotel Scorial, localizado na R. Bento Lisboa, 155 – Flamengo.
Conheça os nossos palestrantes e confira a programação completa a seguir. Acompanhe nossos eventos no Facebook: Seminário aqui e Lançamento aqui.
Conheça os/as palestrantes:
Richard Parker é formado em Antropologia pela University of Califórnia, possui doutorado em Antropologia pela mesma universidade e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor de diversos livros, é referência nacional e internacional no pensamento e história social do HIV e da AIDS. É também autor de mais de 250 publicações científicas.
Gabriela Calazans é psicóloga, especialista em saúde coletiva e doutora em medicina preventiva (USP). Atualmente, é pesquisadora no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Integra o Núcleo de Estudos para Prevenção da AIDS da Universidade de São Paulo (NEPAIDS/USP).
Eliane Pasini é ativista, feminista e doutora em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Já atuou como assessora técnica do então Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, com ênfase na prevenção e articulação social junto a profissionais do sexo e mulheres vivendo com HIV/AIDS.
Victor Hugo Barreto é doutor em antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ. É autor dos livros “Vamos fazer uma sacanagem gostosa? – uma etnografia da prostituição masculina carioca” e “Festas de orgia para homens: territórios de intensidade e socialidade masculina”.
Evalcilene Costa é presidente da Associação de Redução de Danos do Amazonas em álcool e outras Drogas e atua no movimento de luta contra AIDS e de redução de danos desde 2004. Já contribuiu com diversos projetos, tais como o Amazonas da Noite (projeto de prevenção para profissionais do sexo feminino) e a Rede de Amizade e Solidariedade às Pessoas com HIV/AIDS.
Thiago Pinheiro é doutor em saúde coletiva na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e dá aulas de medicina na graduação na mesma universidade. É especialista em saúde coletiva, ciências humanas e ciências sociais, com ênfase no gênero e sexualidade, masculinidades e saúde, prevenção de HIV/AIDS.
Programação
Reportagem: Maria Lucia Meira (estagiária)
Edição e supervisão: Angélica Basthi