ABIA está participando do GT (Grupo de Trabalho) de Planejamento de Ações na Atenção Primária de Saúde e do GT para criação de materiais para divulgação do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose. Ambos funcionam no âmbito do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/Ministério da Saúde). A instituição vem sendo representada pelo coordenador da área de promoção da saúde e prevenção da ABIA, Juan Carlos Raxach.
O primeiro tem por objetivo apresentar a discussão para o planejamento das ações para a melhoria da atenção primária de saúde para as pessoas que vivem com HIV/AIDS e Hepatites Virais.
Já o GT para criação de materiais para divulgação do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose propõe a criar um guia sobre a proteção social para as pessoas com tuberculose e um material visual informativo sobre o Plano Nacional pelo Fim da TB. De acordo com Raxach, os materiais de divulgação já estão prontos e em fase de aprovação.
Os GTs reúnem instituições como Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e representantes da sociedade civil.