ABIA e o Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI), coordenado por esta instituição, participaram da 2ª Cúpula Global sobre Propriedade Intelectual e Acesso a Medicamentos (GSIPA2M2022) do International Treatment Preparedness Coalition (ITPC), realizada em Istambul (Turquia).
Na plenária de abertura, ao lado de outros representantes da sociedade civil e pesquisadores, Alan Rossi, advogado do GTPI, falou sobre o fim da extensão de patentes no Brasil e o papel da ABIA no julgamento do STF.
Além disso, ABIA e GTPI participaram dos painéis “Two Years of COVID: Fighting the Good Fight!”, “The TRIPS Waiver” e “Big Pharma’s multiverse of Madness”. Felipe Carvalho, que representa a ABIA na coordenação do GTPI, por exemplo, no painel “The TRIPS Waiver relatou sobre a atuação do GTPI no Congresso Nacional em torno da lei 14.200/21, criada para melhorar o uso da licença compulsória durante emergências de saúde. Já Veriano Terto Jr., vice-presidente da ABIA, trouxe ao debate as políticas e estratégias das organizações da sociedade civil no embate com a indústria farmacêutica pelo acesso a tecnologias de saúde no Brasil. Além disso, Veriano outorgou um reconhecimento do ITPC ao heróico trabalho dos colegas ucranianos em tempos de guerra.
“Depois de mais de 2 anos de eventos online, estar durante esses dias em Istambul com companheiras e companheiros de luta pelo acesso à saúde e medicamentos trouxe muita força e inspiração para continuar”, relataram os membros do GTPI.