O curso de extensão “Abordagens dos direitos humanos na saúde” é uma realização do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ) em parceria com as organizações da sociedade civil, ABIA, CEDAPS, e CEPIA, e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. O curso teve abertura no mês de junho e prossegue até agosto. A ABIA tem sido representada por Richard Parker, diretor-presidente da instituição.
Parker realizou a conferência de abertura e apresentou um panorama da construção histórica da saúde global e dos direitos humanos e os temas da saúde. Também representando a ABIA, Carla Pereira vai oferecer uma aula em julho sobre as lutas contra o estigma e a discriminação na saúde no âmbito local e global. Em agosto, Parker fecha o ciclo do curso com uma aula sobre os direitos humanos e governança global em saúde e as perspectivas e desafios frente à pandemia da Covid-19.
“A ideia é aprofundar o debate sobre a saúde na perspectiva dos direitos humanos a partir de várias chaves de leitura e a construção histórica desses processos”, informou Parker.