A ABIA e o Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura (GRUPESSC/UFPB) realizam, no próximo dia 16 de novembro, das 9h às 18h, o Seminário “Desafios para a Prevenção do HIV no Século XXI: Sexo, pílulas, camisinhas, e prazer: o que tudo isto tem a ver com a prevenção da AIDS?” em João Pessoa (PB). O evento, que acontecerá no auditório nº 411, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFPB), na Cidade Universitária, bairro Castelo Branco, é dedicado a estudantes, especialistas e interessados no tema. A entrada é franca.
O seminário reunirá alguns dos principais especialistas de AIDS no país, tais como Richard Parker, diretor-presidente da ABIA, Dulce Ferraz, da Universidade de São Paulo (Fiocruz/NEPAIDS/USP), Guilherme do Vale, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Jorge Beloqui, do Grupo de Incentivo à Vida (GIV), dentre outros. Além disso, marcará os 20 anos do filme Cabaret Prevenção, de Vagner de Almeida, com exibição comemorativa seguida de debate.
O evento tem por objetivo realizar uma análise crítica sobre as ambiguidades e paradoxos que pontuam hoje o cenário da AIDS no Brasil e no mundo. Segundo Parker, o fim da AIDS como epidemia tem orientado políticas nacionais e internacionais sem fazer o enfrentamento necessário aos fatores estruturais. “É preciso combater a pobreza, a falta de vontade política, as legislações comerciais perversas e eliminar o estigma, o preconceito, a discriminação bem como as deficiências dos sistemas de saúde, entre outros fatores, para retomar o caminho de uma resposta eficaz à epidemia”, afirma Parker.
De acordo com Parker, as respostas biomédicas não substituem as respostas sociais e políticas. “A prevenção biomédica depende de mudanças profundas de comportamento para ser aplicada. Estas, por sua vez, dependem de questões sociais e políticas para ser colocadas em prática”, sintetiza.
A expectativa do evento, segundo o assessor de projetos da ABIA, Veriano Terto Jr., é retomar o caminho da mobilização. “Esperamos disseminar e debater informações atualizadas e, num esforço coletivo de mobilização, pensar com ousadia e solidariedade, em soluções para os desafios que a AIDS no coloca no século XXI”.
O Seminário “Desafios para a Prevenção do HIV no Século XXI: Sexo, pílulas, camisinhas, e prazer: o que tudo isto tem a ver com a prevenção da AIDS?” coincide com a véspera do 10º Congresso de HIV/AIDS e 3º Congresso de Hepatites Virais, que acontece na mesma semana em João Pessoa.
Sobre a ABIA
Fundada em 1987 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho (que este ano completaria 80 anos) e outros ativistas, a ABIA é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que sempre atuou na mobilização da sociedade civil para o enfrentamento da epidemia de HIV e da AIDS no Brasil. Entre os temas prioritários, estão o acesso ao tratamento e assistência e a defesa dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV e AIDS.
Serviço:
Data: 16 de novembro
Horário: 9h às 18h
Local: Auditório nº 411, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFPB), na Cidade Universitária, bairro Castelo Branco, João Pessoa, Paraíba.