O Ministério da Saúde lançou no dia 22 de abril a campanha “Cuidar bem da saúde de cada um. Faz bem para todos. Faz bem para o Brasil”. A iniciativa é a 5ª etapa de uma série de campanhas que vem sendo realizada pelo governo federal pela valorização do direito à saúde. O foco desta é a conscientização de gestores e profissionais da saúde e trabalhadores do SUS, bem como de toda a sociedade, para a importância do atendimento humanizado e respeito para a população de homens gays e bissexuais.
Com uma linguagem clara e objetiva, a campanha destaca o direito de todxs à saúde com respeito e sem discriminação. E orienta os profissionais da saúde a fazer o acolhimento de homens gays e bissexuais com base nestes princípios. A ênfase é dada à saúde do homem, com a inserção de gays e bissexuais em ações de vulnerabilidades masculinas às doenças. Também integra esta ação uma cartilha para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) – cujo conteúdo traz informações sobre a atenção integral à saúde – além de vídeos e cartazes. O material, de boa qualidade, busca dar visibilidade às necessidades de saúde e aos direitos de homens gays e bissexuais.
A ABIA recebe com satisfação esta iniciativa do Ministério da Saúde e destaca a focalização em homens gays e bissexuais – dentro dos HSH (Homens que fazem sexo com Homens) – como populações prioritárias para o controle da epidemia de HIV e da AIDS no Brasil. Reconhecemos o mérito da campanha em promover a equidade e ampliação do acesso e direito à saúde desta população, desde a atenção básica até os serviços especializados.
Esclarecemos, contudo, que tendo em vista o cenário de retrocessos nas políticas públicas nos últimos anos, da fragilização dos direitos humanos e de recrudescimento do estigma e do preconceito em relação à população LGBT – com destaque para campanhas vetadas nos anos anteriores – a ABIA permanecerá em alerta, monitorando as ações e as políticas públicas implementadas pelos governos.
Rio de Janeiro, 29 de abril de 2016
Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS