A ABIA vem a público manifestar o seu apoio à excelente nota informativa divulgada recentemente pelo Centro de Referência e Treinamento de DST/AIDS de São Paulo (CRT-SP). O documento reconhece a intransmissibilidade do HIV por pessoas com carga viral indetectável e reitera a importância da autonomia das pessoas na escolha de cada método de prevenção.
Reconhecemos como muito valiosa a atitude do CRT-SP em endossar publicamente esta evidência científica que pode ter impactos positivos na vida das pessoas com HIV para minimização do estigma. A nota informativa é também de grande valor para quem busca se empoderar por meio das novas formas de prevenção.
Acreditamos que, com informação adequada e atualizada, as pessoas devem ter mais liberdade para decidir qual a melhor forma de prevenção e de combiná-las conforme cada estratégia individual.
Valorizamos a centralidade da nota no que diz respeito ao poder de decisão das pessoas vivendo com HIV e AIDS no que tange às suas escolhas no campo da prevenção, bem como a de seus parceiros. Acreditamos que é central a valorização dos direitos humanos das pessoas com HIV e das populações mais afetadas pela epidemia.
Para a ABIA, a informação não pode ficar restrita a pesquisadores, profissionais de saúde e militantes, mas sim ser amplamente divulgada para a sociedade a fim de garantir que as pessoas tenham liberdade para tomar suas próprias decisões. Nós, da ABIA, defendemos que ninguém tem o direito de cercear a escolha do outro com restrições ao acesso à informação, pois caracterizaria violação do direito à informação.
Esclarecemos que, desde a sua fundação, a ABIA tem somado esforços, junto ao governo, sociedade civil organizada e movimento social para garantir a democratização da informação e a publicização de estudos científicos.
A instituição também tem atuado na mobilização social e solidária em defesa dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV e do acesso universal à prevenção. Neste sentido, temos argumentado constantemente sobre a importância de difundir informações coerentes com os estudos científicos atuais que, somado a valorização dos direitos humanos, são importantes no caminho da concretização de uma nova prevenção para o século XXI, no marco de uma Pedagogia da Prevenção.
Em 2011, a ABIA fez parte de uma ação pioneira, em parceria com Grupo de Incentivo a Vida (GIV), ao lançar a cartilha de Prevenção Combinada sobre estudos que já apontavam a não transmissibilidade do HIV em pessoas com carga viral indetectável.
É, portanto, com alegria e entusiasmo que recebemos esta nota informativa do CRT-SP e esperamos que esta iniciativa possa mobilizar o governo federal e outros a se pronunciarem publicamente a respeito desse tema.
Leia a nota do CRT-SP na íntegra aqui
Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2017
Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS