A ABIA enviou uma mensagem de pesar ao Grupo Pela Vidda/SP pelo falecimento da ativista Maria Hiroko Watinaga. Conhecida pela sua solidariedade e sorriso esplendoroso, a ativista morreu aos 68 anos, na madrugada do dia 5 de fevereiro, em São Paulo. Formada em Psicologia, Hiroko atuava na luta contra a AIDS há mais de 20 anos no aconselhamento às pessoas que vivem com HIV, casais sorodiscordantes e familiares que necessitavam de apoio psicológico.
Incansável, esteve há frente do Grupo Pela Vidda/ SP por duas vezes e era uma das voluntárias mais antigas da ONG. Sob sua direção, o Pela Vidda se tornou referência nas ações de prevenção no Carnaval. Hiroko também integrava, há mais de duas décadas, o grupo de voluntariado do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
A mensagem a ABIA foi encaminhada pelo vice-presidente da instituição, Veriano Terto Jr. “ Enviamos aos colegas do Grupo Pela Vidda/SP e também aos familiares da Hiroko os nossos pêsames e nossa solidariedade neste difícil momento. Eles ficaram agradecidos e lembraram que a Hiroko fez parte da história do grupo”, afirmou Terto Jr.