ABIA passou a integrar o grupo internacional e promotor da rede “Vacinas para o Povo”. A articulação reúne cerca de 20 organizações da sociedade civil organizada da América Latina e outros organismos internacionais como o UNAIDS e a Oxfam. Nas conversas, a ABIA vem sendo representada pelo vice-presidente, Veriano Terto Jr e pela assistente de projetos, Suzana van Ploeg. De acordo com Terto Jr., a rede trabalha com a ideia de agregar e articular diferentes organizações na América Latina para reivindicar vacinas para Covid e outras doenças na região.
A iniciativa se propõe a comunicar a situação das vacinas na América Latina e participar dos debates globais sobre o acesso a vacinas. “É uma iniciativa importante para dar mais visibilidade às questões das vacinas da região que, no caso da Covid, tem sido bastante afetada pela pandemia. É também um caminho interessante para garantir as discussões globais sobre o tema e para enfrentar a produção da ignorância e das fake news na região”, observou Terto Jr.
Outra articulação internacional recente da ABIA com destaque no mês de maio foi a reunião do Fórum da Sociedade Civil dos países do BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No encontro, as organizações brasileiras apresentaram um posicionamento comum para a agenda internacional. “Demonstramos nossa preocupação com os impactos da guerra da Ucrânia na população local e no mundo. Também abordamos sobre o avanço do regime populista e autoritário nos países BRICS e indagamos sobre qual o nosso lugar no acompanhamento das políticas públicas nestes países”, revelou Terto Jr, que representou a ABIA no encontro.