Pesquisadores em Natal (RN), estudantes de doutorado em João Pessoa (PB) e alunos de graduação em Niterói (RJ) e ouviram palestras de membros da ABIA que fortaleceram o intercâmbio da instituição com o setor acadêmico. Em Natal, Veriano Terto Jr., vice-presidente da ABIA, participou da III Reunião de Antropologia da Saúde (RAS), em Natal. O encontro – cujo tema era “Saúde, Movimentos Sociais e Direitos” – foi organizado pelo Departamento de Antropologia e pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Fomos convidados para participar da mesa sobre as ‘Questões atuais e dilemas do ativismo biossocial em HIV/AIDS’. Tomei como base de apoio o conjunto dos seminários do Projeto Aprimorando o Debate III que a ABIA fez recentemente para abordar as principais questões e dilemas do ativismo em HIV/AIDS”, disse Terto Jr.
Já o diretor-presidente da ABIA, Richard Parker, participou de uma conversa com estudantes de doutorado do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Na ocasião, Vagner de Almeida também tratou das experiências do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens. “A experiência foi fantástica”, resumiu Almeida. Outra iniciativa que também fortaleceu o intercâmbio da ABIA com a academia aconteceu em Niterói. Alunos do 2º período de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) participaram de uma aula ministrada pelo coordenador de promoção da saúde e prevenção, Juan Carlos Raxach, na sede da universidade.
A atividade aconteceu em parceria com a professora Juliana Marin. De acordo com Raxach, além de abordar as questões referentes ao campo biomédico e técnico do HIV, apresentou os aspectos sociais e antropológicos que circundam a epidemia de HIV/AIDS. “Foi uma experiência excelente. Foram mais de 3h de aula. Mas me chamou a atenção o desconhecimento quase total dos alunos sobre o tema da AIDS. Os estudantes se mostraram bastante interessados no tema e combinamos deles virem conhecer a sede da ABIA, talvez ainda no próximo mês”, contou Raxach.