“Camisinha ainda tem prazo de validade?” é o documentário produzido pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) e dirigido de Vagner de Almeida que será lançado no dia 5 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural do Banco do Brasil/RJ. A atividade integra as ações da ABIA no Dezembro Vermelho 2016 – que todo ano reúne atividades para o enfrentamento da AIDS no contexto do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, comemorado em 1º de dezembro.
O novo documentário de Vagner de Almeida promove uma reflexão sobre a importância do preservativo para prevenção da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e da gravidez. Pessoas de diferentes gêneros, orientações sexuais e gerações trazem à tona o debate sobre os mitos e tabus que dificultam a adesão do preservativo.
Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde constatou que quase metade dos/as brasileiros/as sexualmente ativos (45%) não usam camisinha nas relações casuais, embora 94% reconheçam que o preservativo é a melhor forma de evitar as DSTs. Outra pesquisa também recente (IBGE) registrou uma queda (de nove pontos percentuais, entre 2012 e 2015) do uso do preservativo por jovens do 9º ano das escolas públicas e privadas.
Para Almeida, o documentário vai contribuir para o debate e refletir sobre a razão pela qual o mais conhecido e seguro método de prevenção nem sempre é adotado na hora da relação sexual. “A camisinha está cercada por dilemas que são apresentados no filme. As pessoas não falam apenas sobre a importância da camisinha, mas reconhecem já ter esquecido de usar, como também defendem o direito de não a utilizar”, revela.
Nudez
Além do filme, o Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da ABIA promove uma intervenção urbana no dia 1º de dezembro: a ideia é levar cartazes, preservativos e materiais informativos para as ruas do Centro do Rio de Janeiro. Já no dia 14/12, às 18h, será lançado o ousado calendário anual “Toda Nudez não será castigada 2017”, no Hotel São Francisco, localizado no Centro (RJ).
Idealizado por Almeida, o calendário anual traz imagens dos corpos desnudados de pessoas comuns (jovens, pessoas idosas, etc) com o propósito de provocar a reflexão sobre o preconceito e o estigma ainda projetados pela sociedade. “Queremos tocar neste tabu que é falar sobre nudez e sexualidade e refletir sobre como este silêncio interfere na prevenção do HIV e da AIDS”, adianta Almeida.
Também em 14/12, no mesmo local, vinte pessoas com participação ativa na causa do HIV e da AIDS e direitos humanos serão homenageadas com a placa “Reconhecimento: promoção em saúde e prevenções populares do HIV e da AIDS 2016″.
Além disso, a ABIA tem uma participação ativa no 18º Encontro Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS, que acontece no Rio de Janeiro, de 01 a 04/12 (veja programação). E também participa, respectivamente nos dias 05/ e 06/12, da Audiência Pública sobre a AIDS, na Câmara dos Deputados, em Brasília, e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos sobre a PEC 55/241, no Panamá.
As ações da ABIA marcam o dia alusivo à luta contra a AIDS (1º de dezembro) com o propósito de retomar o protagonismo das ações de enfrentamento da epidemia na agenda pública.
SERVIÇO:
Dezembro Vermelho da ABIA – Programação
Intervenção urbana em cartões postais do Rio
Data: 1/12/2016
Ponto de partida: Sede da ABIA (Avenida Presidente Vargas, 446, Centro – RJ)
Horário: 10h30
18 Encontro Nacional de Pessos Vivendo com HIV e AIDS- Grupo Pela Vidda
ABIA participa de várias Tribunas Livres:
Data: 02/12
Tribuna Livre: – “SustentabilidAids, auto sustentabilidade e outras possibilidades – Desafios atuais para as ONG/Aids e Redes de PVHA”
Horário 15h30
Data: 02/12
Tribuna Livre: “Juventude #Trans #Viada – Brasil mostra a tua cara!”. “Este formato de tribuna faz parte da nova proposta adotada pelo “Vivendo”
Horário: 18h30
Data: 03/12
Horário: 9h30
Tribuna Livre: “Meta 90-90-90 – Somos indetectáveis?!?É o fim da AIDS?” e pré-lançamento do Boletim ABIA edição 61, “A reinvenção da prevenção no século XXI”
Lançamento do filme “Camisinha ainda tem prazo de validade”
Data: 5/12/2016
Local: Centro Cultural do Banco do Brasil
Horário: 19h
Classificação Livre
Comissão Interamericana de Direitos Humanos sobre a PEC 55/241
Data: 06/12
Local: Panamá
Lançamento do Calendário 2017 “Toda nudez não será castigada”
Homenagem “Reconhecimento: promoção em saúde e prevenções populares do HIV e da AIDS”
Data: 14/12/2016
Local: Hotel São Francisco (Rua Visconde de Inhaúma, 95 – Centro, RJ)
Horário: 18h