A ABIA lança nesta quinta-feira (01/12) a nova edição do Boletim ABIA no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. No ano em que a epidemia de AIDS completa 35 anos (2016), a ABIA volta a chamar a atenção para a urgência do tema da Prevenção. É urgente e necessária uma reflexão profunda sobre os desafios que ainda é preciso enfrentar.
Nesta edição, a instituição dá ênfase às dimensões sociais, culturais e estruturais da Prevenção. Richard Parker, diretor-presidente da ABIA, assina o artigo central deste debate onde propõe transformar o passado no pilar de sustentação para a prevenção no século XXI. Parker nos lembra que é preciso recuperar lições importantes dos primeiros anos da epidemia no Brasil e no mundo. As experiências inventadas pelas comunidades mais afetadas nas primeiras décadas da AIDS (como o sexo seguro, a construção da solidariedade e o ativismo cultural) devem ser retomadas no presente para reconstruirmos o nosso trabalho no enfrentamento à doença.
Há também uma experiência de prevenção, sexualidade e educação bem-sucedida no Ceará. Camila Castro e Francisco Pedrosa revelam como o Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB) tem desenvolvido ações de prevenção e saúde sexual com os jovens das comunidades locais.
Confira a edição completa aqui