A Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) retoma as atividades em 2015 e anuncia o lançamento de um novo observatório internacional, o Observatório Global de Políticas de AIDS (GAPW, sigla em inglês). O GAPW tem por objetivo monitorar e desenvolver análises críticas de políticas relacionadas com a AIDS a nível mundial com foco especial no sul global. O novo observatório internacional visa criar uma rede de conhecimento e de ação que reúne as principais ONGs, organizações governamentais, instituições acadêmicas e os atores políticos.
O GAPW se propõe a disseminar os resultados de pesquisas estratégicas destinadas a apoiar organizações da sociedade civil relacionadas à AIDS a fim de proporcionar uma defesa global mais eficaz para questões relacionadas à sustentabilidade, capacitação e captação de recursos. Junto com o novo observatório, a instituição também lança o Boletim GAPW com a participação de colaboradores internacionais.
De acordo com Richard Parker, diretor-presidente da ABIA, a iniciativa se propõe a estimular a cooperação: “Esperamos contribuir para uma análise ponderada dos principais desafios no enfrentamento à epidemia com foco no sul global. Queremos contribuir para um crescente diálogo global e um debate verdadeiramente público sobre os próximos passos à medida que procuramos responder à epidemia global de HIV no meio de sua quarta década”.
A ABIA anuncia também que em breve fará o lançamento de um observatório nacional para monitorar as políticas de AIDS em curso no Brasil.
Acesse o site (em inglês) aqui
Acesse o Boletim GAPW (em inglês) aqui