O Observatório Nacional de Políticas de AIDS é uma iniciativa da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) e propõe a articulação da produção de análises, monitoramento e incidência política nos temas de grande relevância para o enfrentamento da AIDS no Brasil. A ação, lançada nesta terça-feira (16/06), dá prosseguimento à diretriz institucional de alinhamento aos direitos sociais e humanos no acesso, prevenção e promoção da saúde. E traz como eixo três temas principais: 1) Prevenção, tratamento e assistência, 2) Direitos e sexualidade e 3) Medicamentos e sustentabilidade.
De acordo com o diretor-presidente da instituição, Richard Parker, a iniciativa surge num momento em que “cresce a necessidade de acompanhamento crítico e independente das políticas de HIV e AIDS a nível local e mundial. Talvez mais do que nunca emerge a necessidade de investigação social e política no enfrentamento da epidemia no século XXI”.
Para alinhar-se ao formato Observatório, a ABIA também inaugura a nova página virtual (www.abiaids.org.br), mais dinâmica, moderna, interativa, com recursos multimídia e maior facilidade de acesso e visibilidade às atividades e ações de monitoramentos no combate à epidemia. O novo site destaca, por exemplo, as análises de grandes especialistas sobre o tema no país. Além disso, a página disponibiliza o curta-metragem inédito “ABIA 25 anos, dirigido por Vagner de Almeida. O filme é um retrato da história da AIDS no Brasil. Há também um mapa regional completo com dados sistematizados sobre a AIDS no contexto brasileiro.
Outra novidade é a ferramenta colaborativa que possibilita a participação direta do movimento social de AIDS na construção de um mapa coletivo sobre o acesso aos direitos: o mapa colaborativo. O fortalecimento da sociedade civil é um dos aspectos centrais do Observatório.
Boletim ABIA
A instituição lança também nesta terça-feira (16/06) a nova edição do Boletim ABIA, que é especial pelo caráter emergencial do eixo principal: a Prevenção. O objetivo é colocar pontos cruciais no centro do debate para a compreensão do atual contexto brasileiro. A capa, cujo título é “O retorno do vírus ideológico”, sintetiza o principal argumento desta edição. Para a ABIA, combater o estigma, o preconceito e a discriminação é o ponto central para pavimentar do caminho de volta à Prevenção. A nova edição do Boletim ABIA está sendo lançada na versão impressa e virtual e pode ser acessada em https://abiaids.org.br/boletim-abia-60/28270
Além do Boletim, o novo site já disponibiliza a versão virtual do último Relatório Global referente aos anos 2013-2014. O documento apresenta as principais atividades e resultados efetuados pela instituição no período. Desde 2013, a ABIA vem redirecionando sua atuação estratégica frente à epidemia de HIV e AIDS no Brasil.
Identidade visual
A página também exibe a nova identidade visual da instituição. A marca ABIA foi redesenhada e redefinida a fim de agregar a assinatura do Observatório Nacional de Políticas de AIDS. Houve um suave reajuste na paleta de cores e o traço foi simplificado a fim de torná-lo mais orgânico a fim de oferecer uma boa visualização.
Sobre a ABIA
Fundada em 1987 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e outros ativistas, a ABIA é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que sempre atuou na mobilização da sociedade civil para o enfrentamento da epidemia de HIV e da AIDS no Brasil. Entre os temas prioritários, estão o acesso ao tratamento e assistência e a defesa dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV e AIDS. Ao longo dos últimos anos, a ABIA especializou-se em advocacy, com foco no acompanhamento das políticas públicas, na formulação de projetos de educação e prevenção ao HIV e à AIDS e no acesso à informação em HIV e AIDS.
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