A Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) lançou o policy brief (resumo da política) “Refazendo a Prevenção do HIV na 5ª Década da Epidemia do HIV e da AIDS”. O lançamento aconteceu durante o Seminário Refazendo a Prevenção, realizado pela instituição no dia 2 de dezembro, via Zoom, e contou com a participação de Gabriela Calazans, pesquisadora do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo (USP), Simone Monteiro, pesquisadora em saúde pública do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e Mónica Franch, professora dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (UFP). A mediação foi de Veriano Terto Jr.
O documento já está disponível para baixar.
Sob a coordenação editorial de Gabriela Calazans, Richard Parker e Veriano Terto Jr. – estes últimos, respectivamente, diretor-presidente e vice-presidente da ABIA – o documento propõe que as políticas de prevenção do HIV sejam fundamentadas em dois eixos centrais: a redução de riscos e a redução de vulnerabilidades.
“A publicação recupera a experiência da invenção do sexo seguro, da redução de danos, as mobilizações que culminaram com o controle do sangue e a luta pelo acesso universal ao tratamento como um convite a fim de apontar caminhos para a reimaginação da prevenção”, disse Gabriela Calazans.
O policy brief “Refazendo a Prevenção do HIV” contém 15 recomendações, distribuídas em três dimensões – individual, social e programática – consideradas fundamentais para a construção de uma política de prevenção.
A dimensão programática, por exemplo, propõe considerar a vida das pessoas mediada por instituições sociais e, com base nesta perspectiva, aponta como fundamental assegurar a oferta e o acesso a um “pacote mínimo de recursos preventivos para todas as pessoas que precisem e queiram informações sobre sexo mais seguro, redução de danos e prevenção combinada; camisinhas (interna e externa); gel lubrificante; kit de redução de danos; testes para HIV e demais infecções sexualmente transmissíveis; profilaxias pré e pós-exposição; vacinas para hepatite B e HPV; acesso universal ao diagnóstico oportuno e à terapia antirretroviral, assegurando o Tratamento como Prevenção e a prevenção da transmissão vertical”.
Além do policy brief, a ABIA lançou e disponibilizou para download o livro E se fosse com fosse? e o 3º episódio do ABIA podcast. O Seminário Refazendo a Prevenção integrou as ações da ABIA no Dezembro Vermelho, agenda mensal criada pelo movimento social de AIDS em celebração ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (1º de dezembro).
Confira o lançamento e o debate sobre o policy brief “Refazendo a Prevenção do HIV” em nosso canal no YouTube.
Acesse o documento na íntegra disponível para baixar aqui.
Por Angélica Basthi