A ABIA marcou presença no Seminário Nacional de Comunidades e Movimentos Populares na Prevenção das IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais – Fala, Comunidade 2018”, organizado pelo Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS). O evento teve como foco o fortalecimento de grupos, organizações e comunidades populares por meio de metodologias participativas. O seminário contou com a presença do coordenador da área de promoção da saúde e prevenção, Juan Carlos Raxach, e de jovens e adolescentes de diversos lugares da região metropolitana do Rio de Janeiro.
A partir da dinâmica “Rio das Prevenções”, Raxach realizou um histórico das ações relacionadas à prevenção e ao enfrentamento do HIV/AIDS com foco no protagonismo das populações afetadas. O coordenador da ABIA também retomou conceitos como sexo seguro com o uso do preservativo masculino ou feminino, redução de danos, profilaxia pós-exposição (PEP) e a profilaxia pré-exposiçao (PrEP).
“Na medida em que existem métodos altamente eficazes, onde se toma um remédio e tudo acontece, o profissional de saúde determina quem pode e não pode tomar. Com isso, se esquece da compreensão das subjetividades dessas populações, impondo uma ótica normativa e prescritiva, sem a perspectiva dos direitos humanos”, pontuou Raxach.