Em dezembro, a ABIA e o Observatório da Prostituição, um projeto do Laboratório de Etnografia Metropolitana – LeMetro/ IFCS-UFRJ, organizam o “Diálogos Observatório da Prostituição – Saúde e Direitos em Contexto de Prostituição”. O apoio é da Secretaria Estadual de Saúde/ Gerência de DST/AIDS e Hepatites Virais e a coordenação é da ABIA.
O encontro reunirá profissionais do sexo, defensores dos direitos sexuais e representantes de ONGS/AIDS de várias partes do país que conhecerão os resultados de dois importantes estudos: a resposta do HIV/AIDS entre prostitutas no estado do Rio de Janeiro e o impacto da Copa do Mundo nas cidades sedes para as trabalhadoras do sexo.
A resposta do HIV/AIDS entre Prostitutas no Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, se propôs, entre outros, a analisar as políticas públicas de saúde em DST/AIDS com foco nas profissionais do sexo tanto no estado quanto no município.
Já o levantamento sobre os impactos da Copa do Mundo nas cidades sedes para as profissionais do sexo observou que ocorreu um declínio no comércio sexual durante os 32 dias de futebol, mesmo com um número significativo de turistas nacionais e estrangeiros.
O evento no Rio de Janeiro acontecerá na primeira semana de dezembro no Instituto de Filosofia e Ciências Sócias (IFCS/UFRJ).