O documentário “Terceira Idade: Homossexualidade e Prevenção do HIV – Histórias de Vida de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS”, dirigido por Vagner de Almeida, foi exibido em Queimados (RJ) durante a Semana de Diversidade organizada pela Associação Pela Liberdade de Expressão e Diversidade (ALED). Após exibição, houve um debate sobre a diversidade que contou as presenças de Vagner de Almeida, da presidente da ALED, Alessandra Montalto, e do coordenador do Núcleo de Atendimento Descentralizados LGBTQIA+ de Queimados (NAD), Eduardo Costa.
A Semana de Diversidade organizada pela ALED tem por objetivo contribuir para a redução da vulnerabilidade de homens que fazem sexo com homens (HSH) e homens que vivem e convivem com HIV/AIDS. Ter garantido o acesso a informações corretas, atualizadas e adequadas sobre o HIV/AIDS, saúde e ISTs é considerado estratégico para este grupo.
Na ocasião, também foi apresentada a nova versão da cartilha da ABIA “Terceira Idade: Homossexualidade e Prevenção do HIV – Histórias de Vida de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS”. Organizada por Vagner de Almeida e Juan Carlos Raxach, ambos da ABIA, a cartilha traz um conteúdo elaborado a partir de entrevistas com homens idosos que fazem sexo com homens e vivem com HIV. Os entrevistados contam sobre suas vivências e percepções sobre questões como envelhecimento, solidão, estigma, discriminação, saúde mental e invisibilidade na terceira idade.