A ABIA representou o Conselho Latino Americano e Caribenho de ONGs com serviços em HIV/AIDS (LACCASO) no 3º Fórum Latino-Americano e Caribenho sobre Sustentabilidade da Resposta ao HIV que aconteceu em Porto Príncipe (Haiti). Sob o tema “O Caminho para Acabar com a AIDS na América Latina e no Caribe: Rumo às Metas Regionais”, o encontro foi organizado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Veriano Terto Jr., vice-presidente da ABIA, representou o LACCASO na condução de e coordenação de subgrupos de trabalho e integrou o grupo de pessoas responsável pelo documento final.
De acordo com ele, o evento foi importante para discutir a sustentabilidade dos programas de AIDS em diferentes países, num momento em que agências financiadoras, como o Fundo Global de Luta contra AIDS, Tuberculose e Malária, irão encerrar os programas em vários países.
O Fórum debateu sobre a relevância de reativar redes comunitárias e programas governamentais dos países da região. Também foram discutidos os desafios para a ampliação dos programas de tratamento e prevenção, principalmente na presença das novas tecnologias da prevenção, que já estão presentes em alguns países.
Para Terto Jr., o encontro foi de especial relevância: “Este talvez tenha sido o evento que reuniu, de forma interdisciplinar e intersetorial, mais pessoas na América Latina”, avaliou.