A ABIA participou de uma audiência pública realizada pela Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O evento foi realizado a fim de apurar como estão sendo aplicadas as políticas para a população LGBT.
A audiência também tratou da situação do Programa Rio Sem Homofobia, considerado uma referência no amparo à população LGBT no estado, mas que tem recebido denúncias de desmonte. A ABIA foi representada por Vagner de Almeida, coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens, e pela assistente, Jéssica Marinho.
A atividade reuniu representantes da sociedade civil e organizações LGBTs, negras e feministas. Em sua fala, Almeida pressionou pela manutenção do Programa Rio Sem Homofobia e exigiu o retorno das pautas com foco no HIV/AIDS. “Neste momento de conservadorismo extremo dos governantes, é importante reconhecer o interesse de manutenção e também das modificações necessárias ao programa. Contudo, o meu alerta vai para que voltemos a pensar em campanhas de combate à epidemia de HIV/AIDS”, reforçou.