No mês internacional de prevenção ao suicídio, a ABIA foi representada por Salvador Corrêa, coordenador da área de treinamento e capacitação, em dois debates promovidos pelo Grupo pela Vidda-Rio com foco no acolhimento e saúde mental das pessoas que vivem com HIV e AIDS. O primeiro foi uma mesa de debate sobre violência doméstica e o segundo foi uma roda de conversa com foco na valorização da vida.
Os debates aconteceram na sede do Pela Vidda, no Centro (RJ). No primeiro debate sobre violência doméstica, Corrêa mediou uma reunião do grupo de mulheres do Pela Vidda. Segundo ele, o protagonismo foi das mulheres que compartilharam experiências e trouxeram questões que envolvem aspectos psicológicos, tais como relações de dependência e a autonomia da mulher, com foco nas mulheres que vivem com o HIV.
Já para abordar o tema da valorização da vida foi realizado o debate no formato “roda de conversa”. Nesta atividade, Salvador pontuou sobre as circunstancias que influenciam as tentativas de suicídio, os aspectos psicológicos e sociais e outros problemas ligados à depressão – o transtorno mental que mais acomete as pessoas vivendo com HIV/AIDS. A roda de conversa também contou com a participação da médica Marcia Rachid. “Foi um debate muito rico onde fizemos também o acolhimento de pessoas com tristeza profunda, pessoas que estão lidando com o diagnóstico do HIV e com diversas outras causas que provocam a tristeza. Fazer daquele espaço um lugar de escuta e acolhimento para essas pessoas é muito importante”, afirmou Corrêa.