ABIA participou, respectivamente, do 11º Encontro Estadual de ONG AIDS do Estado do Rio de Janeiro (EEONG) e do Encontro Regional de ONGs AIDS da região Sudeste (ERONG), ambos realizados virtualmente em razão da pandemia da Covid-19. O EEONG reuniu representantes de organizações da sociedade civil e poder público para discussão sobre o panorama atual e o futuro do enfrentamento à AIDS no estado.
Já o ERONG reuniu lideranças dos fóruns do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Em ambos, a instituição foi representada por Veriano Terto Jr., vice-presidente da ABIA, e Vagner de Almeida, coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens – Almeida fez a mediação do EEONG. Os encontros, que acontecem anualmente, são uns dos principais espaços de mobilização e construção de propostas das organizações não governamentais que atuam na luta contra a AIDS.
“A ABIA, por integrar o colegiado da coordenação, fez parte da organização do EEONG. Na palestra, fiz uma retrospectiva dos 40 anos da pandemia, como foi a organização do Fórum no Rio, do qual a ABIA formou a primeira secretaria, junto com o Pela Vidda-RJ e resgatei a histórias, as lições, além de sugerir reflexões sobre para onde vamos. Já o ERONG, por fazermos parte da articulação Sudeste de ONGs AIDS, também ajudamos na elaboração da programação. Na ocasião, palestrei sobre os desafios para inovação em tratamentos antirretrovirais. A ideia é manter a agenda dos medicamentos no trabalho e no ativismo do movimento social de AIDS no Brasil”, ressaltou Terto Jr.