A Pastoral da AIDS do RJ, realizou no dia 30 de junho, em Niterói (RJ), uma Oficina de Formação Continuada sobre Prevenção do HIV/AIDS e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O objetivo da inciativa é formar agentes comunitários e capacitar os agentes da Pastoral que já trabalham com o tema sob as novas abordagens/tecnologias de Prevenção.
Juan Carlos Raxach, coordenador da área de promoção da saúde e prevenção da ABIA, foi convidado a representar a instituição na seção sobre “Prevenção Combinada: exemplos e metodologias”. Raxach expôs a dinâmica “Rio das Prevenções’, que combina os conceitos de prevenção combinada e pedagogia da prevenção.
O método utiliza a simbologia de um rio para discutir os percursos e situações diversas na vida de uma pessoa de modo a conhecer melhor a realidade do participante e entender suas escolhas em relação à prevenção. A dinâmica também perpassa a história dos métodos preventivos e aborda temas como a abstinência sexual, o uso do preservativo masculino e feminino, a criação dos conceitos de “sexo seguro” e “sexo mais seguro” e as profilaxias pré e pós exposição, além de propor o entendimento sobre quais são os desafios da prevenção, as dificuldades e questões de cada método e o que pode ser aprendido e aprimorado.
“Foram três dias de atividades com o objetivo de capacitar os agentes comunitários. A pastoral tem tido um empenho muito grande em fortalecer a prevenção do HIV/AIDS. Havia diferentes olhares sob como trabalhar a questão, mas todos estavam interessados e atentos na metodologia da dinâmica. Apesar da Igreja Católica ter certas ponderações quanto ao uso do preservativo, por exemplo, teve uma abertura para falar sobre camisinha e sexualidade”, pontuou Raxach.