A ABIA participou da Oficina sobre Prevenção Combinada realizada pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ). A reunião foi voltada para profissionais de saúde do SUS e gestores da rede pública dos municípios do estado. Na ocasião, foi apresentado um panorama das pesquisas comportamentais de prevenção combinada, além de aspectos comportamentais da população em relação à prevenção. A oficina também serviu como um mecanismo para atualizar os profissionais sobre questões relacionadas ao preservativo feminino como forma de prevenção ao HIV e outras IST’s.
Para o vice-presidente da ABIA, Veriano Terto Jr., foi uma ação importante da SES/RJ para a formação do profissional de saúde . “É importante que estes profissionais tenham uma escuta atenta para além do mantra use camisinha e compreendam como as pessoas adotam, por exemplo, comportamentos soroadaptativos como prevenção ao HIV, negociam com os parceiros e, ao mesmo tempo, fazem suas prevenções efetivas e de acordo com seus prazeres”, ressaltou.
Além de Terto Jr., a oficina contou com a participação de Nilo Fernandes (Fiocruz) e de Elisiane Pasini, consultora de Prevenção e Articulação Social do DIAHV do Ministério da Saúde.