ABIA participou do seminário internacional sobre metodologias de pesquisa organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/Ministério da Saúde). O encontro foi uma preparação para a próxima pesquisa nacional que será realizada no Brasil em 2023: Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Percepções sobre HIV/AIDS (PECAP).
“Durante a minha fala, enfatizei sobre a construção social das percepções de sexualidade e gênero. Chamei atenção sobre como essas percepções podem influenciar pesquisas, pensamentos das pessoas (indivíduo e comunidades) e também o ativismo”, afirmou Terto Jr.
De acordo com Veriano Terto Jr., vice-presidente da ABIA, o seminário foi importante para o acesso às principais metodologias aplicadas por pesquisadores internacionais familiarizados com inquéritos (surveys) de pesquisa quantitativa. “Foi um encontro rico no sentido de apontar caminhos e possibilidades e limites metodológicos que podem ser adaptados no Brasil para o desenvolvimento de uma pesquisa”, sintetizou.
Participaram pesquisadores das universidades de Columbia, Califórnia e Atlanta (EUA), além de universidades e instituições brasileiras como Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fiocruz, dentre outras.