A convite do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/Ministério da Saúde), a ABIA participou de uma mesa no Seminário Nacional de Hepatites Virais que aconteceu em Brasília (foto). Na ocasião, a instituição foi representada pelo vice-presidente Veriano Terto Jr. na mesa “Os movimentos sociais na história do programa nacional de hepatites virais”. Terto Jr. palestrou sobre a atuação da sociedade civil para a sustentabilidade e acesso a medicamentos.
“Enfatizei sobre a contribuição da ABIA para as políticas públicas no controle e tratamento da Hepatite C no Brasil. Citei, por exemplo, a lei do sangue, articulada pelo Betinho, que significou uma queda drástica na transmissão da Hepatite e também do HIV no país. Também lembrei mais recentemente da luta pelo acesso a medicamentes que já garantem a cura da Hepatite C, como o Sofosbuvir.
ABIA, por meio do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual, desenvolveu campanhas específicas para o acesso a esse medicamento e pressionando por capacitação e informação, além de termos feito incidência técnica com ações de oposição a patentes do uso do Sofosbuvir e suas combinações no Brasil”, informou.