A ABIA participa do I Seminário de Prevenção da Região Norte que acontece de 29 a 31 de janeiro na capital Boa Vista, em Roraima. O encontro vai discutir temas que visam o fortalecimento da sociedade civil que atua no campo das hepatites virais e doenças sexualmente transmissíveis (DST´s). Veriano Terto Jr. e Pedro Villard, respectivamente, vice-presidente da ABIA e representante da instituição na coordenação do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI), ministrarão oficinas sobre prevenção combinada e o acesso a medicamentos.
De acordo com Terto Jr., o debate chega num momento importante para a região que “por ser uma área de fronteira, tem recebido uma forte migração de venezuelano o que tem trazido o recrudescimento de questões de vulnerabilidade, principalmente entre as pessoas trans e mulheres em situação de prostituição, entre outros”, disse.
Ao longo dos três dias, as mesas irão debater sobre as ações governamentais e da sociedade civil específicas para a prevenção das hepatites virais, sífilis e do HIV e da AIDS. Os diálogos abordarão ainda sobre a prevenção combinada e sífilis; os impactos e desafios dos tratamentos de AIDS no Brasil em decorrência da incorporação de novas tecnologias de prevenção; a saúde do trabalhador, entre outros assuntos.
Para Terto Jr., a participação da ABIA permitirá um intercâmbio de experiências, além de levar as discussões para além do eixo Centro – Sul do país. “Nós já fizemos uma oficina no ERONG/Norte no passado recente e acho que esse convite é consequência deste encontro. É muito bom pra gente – como ABIA, GTPI e também na perspectiva de toda a comunidade que trabalha com acesso a medicamentos – ver que a agenda vai se deslocando e chegando a pontos mais distantes das grandes capitais do país”, avaliou.
O I Seminário de Prevenção da Região Norte acontece na semana do Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29/01.
Reportagem: Naíse Domingues, estagiária sob a supervisão de Angélica Basthi
Edição: Angélica Basthi