O Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da ABIA realizou as primeiras reuniões do grupo focal sobre o sexo mais seguro para mulheres trans e travestis. Foram dois encontros que aconteceram no Salão Betinho, na sede da instituição. Os coordenadores Vagner de Almeida, Salvador Corrêa e Juan Carlos Raxach atuaram como facilitadores do debate.
As trans lideraram e centralizaram todo o processo de discussão. Foram nove mulheres transexuais e travestis moradoras da cidade do Rio de Janeiro que debateram questões pertinentes à travestilidade e transgeneridade no que tange a saúde, prevenção, HIV/AIDS, sexualidade, identidade de gênero e demais subjetividades e interseccionalidades desta população.
Os conteúdos serão utilizados como base para a criação da versão impressa do Guia de Sexo Mais Seguro direcionado para as mulheres trans e travestis. “Este foi um encontro importante para conhecermos a realidade desta população tão estigmatizada e marginalizada. Queremos ter o maior número de informações e conhecimento possíveis para alcançarmos a menor margem de erro na confecção do guia”, disse o assistente Jean Pierry Leonardo, responsável pela relatoria.