A ABIA realizou um curso para agentes comunitários da Clínica da Família Cantagalo/ Pavão-Pavãozinho, localizada numa das principais comunidades da Zona Sul carioca. O curso é resultado de um convênio entre a ABIA e o SESC-Rio. A Clínica da Família Cantagalo/Pavão-Pavãozinho atende a quatro micro áreas daquela região. O curso, previsto para acontecer em três encontros, foi a primeira atividade da área de treinamento e capacitação da ABIA e foi ministrado pelo coordenador da área de promoção da saúde e prevenção, Juan Carlos Raxach, e pelo coordenador da área de treinamento e capacitação, Salvador Corrêa.
Neste primeiro módulo foram abordadas as questões sobre acolhimento e prevenção combinada. A primeira parte do curso durou 1 dia e usou as seguintes metodologias: exposição oral, dinâmicas de acolhimento e técnica teatral para estimular a reflexão sobre os desafios de acolher e atender num posto de saúde. “Foi um dia muito bonito porque os agentes comunitários de saúde puderam se ver e refletir sobre pontos que reproduziam sem ter consciência. Os agentes tiveram acesso a uma compreensão mais ampla sobre diversidade sexual e várias ideias envolvendo novas estratégias comunitárias, especialmente envolvendo grupos e as populações mais afetadas pela epidemia do HIV e da AIDS”, revelou Salvador Corrêa.
De acordo com Juan Carlos Raxach, o encontro foi de extrema importância principalmente neste momento conservador que o país enfrenta. “Os próprios agentes falaram sobre a satisfação de estarem ali e conseguirem tirar dúvidas sobre temas que vivem cotidianamente e pouco sabem responder como prevenção combinada, carga viral indetectável, sexo oral entre outros”, afirmou.
O coordenador da área de promoção da saúde e prevenção da ABIA defende a multiplicação de treinamentos e capacitação na área do HIV e da AIDS. “ Treinamentos como esses devem ser multiplicados em todas as clínicas da família já que são estes agentes comunitários que lidam diretamente com a população ”, disse Raxach. O próximo módulo será realizado no mês de julho com o tema sobre sigilo.