A ABIA recebeu cinco estudantes da Oregon StateUniversity (OSU) ao longo de uma semana no mês de dezembro para um intercambio na sede da instituição. Marit Schmidt, NiliYosha, Nancy Vargas, Cecília Marie Flor e Anna Swanson(foto) estudam Ciências Humanas na universidade norte-americana e juntamente com o professor Jonathan Garcia reuniram-se com o diretor-presidente da ABIA, Richard Parker.
Os encontros contaram com a participação do vice-presidente Veriano Terto Jr., do coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens Vagner de Almeida e dos assistentes Jean Pierry Oliveira e Jéssica Marinho. O projeto, apoiado pela Robert Wood Johnson Foundation dos Estados Unidos, faz parte de uma iniciativa que busca estabelecer trocas por meio ações culturais em países do Sul Global, e aplicar as lições em projetos desenvolvidos nos Estados Unidos. O objetivo específico da oficina realizada na ABIA foi trocar experiências sobre jovens LGBTQs e/ou em contexto de vulnerabilidade e identificar potenciais formas de intervir na vida dessas populações, com destaque para a garantia de direitos esuperação de estigmas.
“É raro vermos um projeto dos Estados Unidos que queira aprender com a experiência de outros países. Neste caso, a longa história da ABIA em usar métodos da pedagogia popular no Brasil – inspirada em pensadores como, por exemplo, como Paulo Freire – e ainda o nosso ativismo cultural por meio de técnicas teatrais e produção de filmes oferecem lições importantes sobre como trabalhar com jovens em situações de vulnerabilidade. A equipe de Oregon State University vai agora replicar esta experiência no seu trabalho com jovens latinos LGBTQ nos Estados Unidos”, comentou Richard Parker#