A ABIA recebeu estudantes do primeiro período do curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) para uma visita guiada a sede da instituição, no Centro (RJ). A atividade é resultado da parceria estabelecida entre a ABIA e a professora Lilian Koiffman, do Instituto de Saúde Coletiva da UFF. A cada semestre, uma turma de estudantes é selecionada para conhecer a ABIA. Quem recebeu e conversou com os alunos/as foi o coordenador da área de promoção da saúde, Juan Carlos Raxach.
A conversa foi pautada pelo histórico da ABIA – da fundação da organização pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1987 até os dias atuais – incluindo as áreas e projetos da organização no enfrentamento da epidemia do HIV e da AIDS no Brasil. Os estudantes também puderam tirar dúvidas sobre o HIV/AIDS, as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), os medicamentos antirretrovirais e a prevenção combinada.
“O interessante dessas atividades é que nós não apenas falamos aos estudantes, mas também abrimos espaço para que eles falem, tirem suas dúvidas, e façam suas colocações. Nesta última visita por exemplo, conversamos bastante sobre o contexto político do país para a saúde e para a epidemia. Também tratamos sobre o futuro do Departamento de AIDS no Brasil, após o decreto de Bolsonaro” relatou Raxach.