A identidade de gênero está hoje no centro do debate. Mas o assunto é pauta de luta há anos para os movimentos sociais. Nesta quarta-feira (02/08), o Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens, da ABIA, exibe às 18h o documentário “Janaína Dutra – Uma Dama de Ferro” e propõe um o debate a partir da experiência de luta desta advogada, uma das primeiras travestis a ser filiada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Já confirmaram presença as trans Barbara Aires, Alessandra Ramos Makeda, Luisa Ferreira Mendonça e Paulinha Única, esta última coordenadora do Programa Diversidade Sexual em Mesquita (RJ). A advogada Fátima Baião, especializada em direito trans, também vai participar do encontro. A entrada é franca.
Com roteiro e direção de Vagner de Almeida, o filme conta a história desta travesti, registrada com o nome de Jaime César Dutra Sampaio. Nascido no Ceará e formado em Direito, Jaime assumiu a identidade de travesti e passou a viver como Janaína.
No documentário, amigos e familiares relembram fatos e momentos da vida de Janaína, que com muita coragem e sabedoria, soube mobilizar resistência e a luta das travestis por seus direitos humanos. Ela atuou, por exemplo, na elaboração da primeira campanha de prevenção do HIV/AIDS entre as travestis com o Ministério da Saúde. O evento é mais uma ação positiva da Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens em 2017.
SERVIÇO:
Assunto: Exibição “Janaína Dutra – Uma Dama de Ferro”, no CineABIA
Data: 02/08/2017
Horário: 18h
Local: CineABIA, Av. Presidente Vargas 446, 13º andar – Centro