Pela sua contribuição à luta por dignidade e direitos LGBTI+ no Rio de Janeiro e no Brasil, a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), representada por seu diretor-presidente, Richard Parker, receberá nesta sexta-feira (dia 28/06) o “Troféu-Premio Cidadania, Direito e Respeito à Diversidade” na sessão solene de celebração dos 50 anos de Stonewall e do Dia Mundial do Orgulho LGBTI+.
A data faz referência à revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York, no dia 28 de junho de 1969. Naquela madrugada daquele ano, um grupo de pessoas LGBTQ+ que se encontrava no bar gay Stonewall Inn — onde batidas policiais violentas aconteciam com frequência — resolveu enfrentar a ação da polícia, permanecendo por várias horas confinados no local. A ação recebeu o apoio de uma multidão que, amontoada do lado de fora, apoiava a resistência. As manifestações continuaram a acontecer nas noites seguintes, inspirando marchas em outros estados e, posteriormente, a criação de entidades e movimentos de luta pela causa LGBT por todos os EUA e também no mundo.
A solenidade de entrega do “Troféu-Premio Cidadania, Direito e Respeito à Diversidade” foi convocada pelos mandatos do deputado estadual Carlos Minc e da deputada estadual Enfermeira Rejane. Além da ABIA, outras organizações, movimentos e pessoas que atuam em defesa da causa LGBTI serão homenageadas. “Será um momento de celebração das lutas e conquistas e de inspiração para a continuidade da resistência progressista contra a LGBTIfobia”, afirmaram, em carta, os organizadores da sessão.
O evento acontecerá a partir das 15h, no plenário Barbosa Lima Sobrinho, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ (R. Primeiro de Março, S/n – Praça XV).