A Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) apresenta a reedição de duas obras raras do escritor e jornalista Herbert Daniel, considerado um dos ativistas revolucionários dos direitos LGBT e um dos pensadores mais brilhantes em defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV e AIDS. A ação tem o apoio do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/AIDS (UNAIDS) e integra a agenda da Semana do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, comemorado no dia 1º de dezembro.
O livro será distribuído durante o “Debate sobre a quarta década da epidemia de HIV/AIDS”, que acontecerá no dia 6/12, a partir das 18h, no Centro Cultural do banco do Brasil. A conversa contará com a participação de Richard Parker, diretor-presidente da ABIA, Veriano Terto Jr., vice-presidente da instituição.
Ambos conviveram diretamente com Herbert Daniel. “O Daniel era da equipe ABIA junto com Silvia Ramos, Walter Almeida e vários outros. Eu tinha uma relação de amizade muito forte com ele. Quando adoeceu e ficou sem condições de terminar os textos que estava escrevendo, me pediu para assumir a escrita. Mas decidimos escrever juntos. A mensagem dele continua viva até hoje. O Daniel foi roubado de nós cedo demais”, relembra Parker.
As obras “Vida antes da morte” e “Aids, a terceira epidemia”, publicadas originalmente na década de 1990, ganham prefácios atualizados assinados por Richard Parker – com quem Daniel dividiu a autoria de “Aids, a terceira epidemia”. Os livros retratam um período da história da AIDS no país e oferecem a perspectiva social da AIDS com enfoques valiosos sobre como enfrentar o preconceito, a discriminação e o estigma a partir da solidariedade e da informação. O preconceito e o estigma continuam como os maiores obstáculos à prevenção e ao tratamento no Brasil.
Herbert Daniel faleceu em 29 de março de 1992, aos 45 anos, vítima de complicações da AIDS, quando já era uma numa referência internacional na luta pelos direitos humanos e pela sua contribuição teórica e política no pensamento do HIV e da AIDS.
SERVIÇO:
EVENTO: Debate sobre a quarta década da epidemia de HIV/AIDS
DATA: 06/12/2018
HORÁRIO: 18h
LOCAL: Centro Cultural do Banco do Brasil, R. Primeiro de Março, 66 – Centro (RJ)