A ABIA relança nesta terça-feira (16/04), a partir das 18h, o pôster produzido em 2003 sob slogan “Direitos sexuais são direitos humanos”. A atividade, que acontecerá na sede da instituição, retoma o foco da ABIA em defesa dos direitos sexuais da população LGBT no atual cenário político.
“Estamos passando por um dos piores momentos na historia da sexualidade, dos direitos humanos e dos direitos no Brasil. Por isso pensamos em relançar este pôster quinze anos depois. Na época que o elaboramos, estávamos no auge das conquistas de direitos para os movimentos sociais. Este ano, com um cenário cada vez mais obscuro para as questões de gênero e sexualidade, a instituição decidiu relançar o material”, revelou Vagner de Almeida, coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens.
Almeida estará na ABIA ao lado de Richard Parker, diretor-presidente da ABIA, e Indianara Siqueira, fundadora da Casa Nem para um bate-papo sobre as questões relacionadas ao gênero e à sexualidade, tais como o feminicidio, a transfobia, a Lgbtfobi, entre outros temas no contexto dos direitos humanos.
Em 2003, o pôster foi inspirado numa pintura produzida durante a Oficinas de Artes e Pinturas do Projeto HsH (homens que fazem sexo com outros homens). Os participantes, em sua maioria jovens gays vivendo com o HIV e AIDS eram estimulados a se expressar por meio do desenho, pinturas, fotografia e/ou teatro. “Esta pintura foi escolhida pelos próprios participantes das oficinas para representar o tema dos direitos sexuais como direitos humanos”, lembra Almeida.
Após o lançamento oficial, o pôster será exibido nas atividades organizadas pela ABIA ao longo de 2019 e enviado para Ongs e instituições parceiras.
SERVIÇO
Relançamento pôster com slogan “Direitos sexuais são direitos humanos”
Data: 16/04/19
Local: Avenida Presidente Vargas, 446, 13º andar
Horário: 18h
Reportagem: Maria Lucia Meira (estagiária)
Edição e supervisão: Angelica Basthi