Foi realizado nesta quarta feira (24/06), na sede da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), o Pré-Encontro Estadual de ONG AIDS do Rio de Janeiro (EONG/AIDS RJ). O evento, que antecede o 8º EEONG/Fórum de ONGs AIDS do Rio de Janeiro, contou com a participação de 32 representantes de diversas instituições como o Grupo de Incentivo à Vida (GIV), a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (RNP+ Núcleo RJ), o Grupo Pela Vidda (GPV-RJ), dentre outros. A reunião foi mediada por Márcio Villard e Josemar Pereira, ambos do GPV-RJ. O grupo foi recebido por Vagner de Almeida na ABIA.
Pela manhã, representantes estabeleceram os critérios de participação para o próximo Encontro Regional de ONG AIDS (ERONG), que acontecerá no segundo semestre deste ano, em Belo Horizonte. Também foram discutidos os critérios de participação para o encontro nacional (ENONG), a ser realizado no final do ano, em Mato Grosso. Os presentes debateram também sobre a falta de apoio dos órgãos públicos para com o custeio das viagens dos representantes da sociedade civil organizada.
Já a abordagem referente à programação do 8º EEONG/ Fórum de ONG AIDS RJ, teve como destaque a exposição temática “Reflexões sobre a resposta brasileira à epidemia de AIDS”, cujo convidado-palestrante é o diretor presidente da ABIA, Richard Parker. Segundo Villard, Parker foi escolhido como condutor da exposição reflexiva “por sua importância nas três décadas de luta pela epidemia de AIDS no Brasil”. Parker tem a missão de fomentar discussões e subsídios para alimentar os debates que acontecerão ao longo do 1º dia do EEONG. Juan Carlos Raxach, assessor de projetos da ABIA, será o mediador das deliberações.
A definição do roteiro de discussão e sistematização das perguntas norteadoras dos Grupos de Trabalhos do 8º EEONG encerrou o encontro. O 8º EEONG/Fórum de ONG AIDS o Rio de Janeiro será realizado de 5 a 7/08, no Hotel São Francisco, no Centro (RJ).