A Associação de Mulheres do Acre Revolucionária (AMAR), que atua com pessoas em vulnerabilidade social, mulheres lésbicas, profissionais do sexo e transexuais, realizou em Rio Branco (AC), o 1º Workshop Regional Norte de Prevenção Posithiva. O tema encontro foi “Fortalecimento e o Desenvolvimento das Potencialidades através de Ações Educativas, Exames Preventivos, Consultas, Palestras e Treinamento”. O evento, organizado em parceria com a Unesco e o Departamento Nacional de IST, AIDS e Hepatites Virais, contou com a participação do vice-presidente da ABIA, Veriano Terto Jr.
O objetivo foi contribuir para o fortalecimento, político, social e psicológico das pessoas vivendo com HIV/AIDS na região Norte. Também reforçou a atuação dos grupos de adesão e de movimentos sociais LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), e de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (PVHA) através de uma ampla articulação em rede promovendo a saúde, cidadania e o protagonismo das pessoas vivendo com HIV/AIDS.
Terto Jr. destacou a importância da consolidação do diálogo com as pessoas LGBTT que vivem na região, com destaque para região Amazônica, e elogiou a articulação política das mulheres locais: “É muito importante no movimento de AIDS a gente ver o surgimento de novas lideranças, principalmente mulheres e mulheres trabalhadoras sexuais tão envolvidas na prevenção, com a pauta da assistência, do ativismo e dos direitos humanos das populações mais afetadas pelo HIV. O Brasil tem que olhar com muito carinho para aquela região porque a gente tem muito a aprender com eles”, relatou o vice-presidente.