
A Articulação Social Brasileira para o Enfrentamento da Tuberculose (ART TB/Brasil) e a Articulação Nacional de Luta contra a Aids (ANAIDS) divulgaram nota de pesar pela perda da ativista Márcia Zen (Márcia Gomes de Moraes, foto), ocorrida na sexta-feira (23/04). Márcia foi vítima de uma AVC e faleceu na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Para o vice-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), Veriano Terto Jr., a ativista deixa um legado importante para o movimento social. “A Márcia foi uma grande companheira com contribuições importantes para a luta contra a AIDS. E merece nossa homenagem”, frisou.
Leia a seguir a nota de pesar da ANAIDS e da ART TB/Brasil:
A Articulação Social Brasileira para o Enfrentamento da Tuberculose (ART TB/Brasil) e a Articulação Nacional de Luta contra a Aids (ANAIDS) manifestam seu pesar pelo falecimento da ativista MÁRCIA ZEN (Márcia Gomes de Moraes).
Márcia foi importante ativista da saúde pública e direitos humanos, ocupando destacados cargos no âmbito estadual e nacional junto às instâncias de controle social no SUS. Participou da fundação da ART TB Brasil, em agosto de 2019, trazendo a realidade do Centro Oeste para este fórum nacional. Eleita no XX ENONG, ocupou nos últimos anos a Coordenação Executiva da ANAIDS. Participou também da Comissão Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais (CNAIDS), além de ter atuação junto a população LGBT e na estratégia de Redução de Danos ao uso de álcool e outras drogas.
Que sua passagem por nossas vidas seja lembrada pelo compromisso e garra com que se posicionava, e pelo sorriso amplo que dirigia a todos os que a cercavam.
Nossa melhor forma de homenageá-la é dar continuidade a suas lutas ajudando a transformar a realidade, como era sua missão.
Articulação Social Brasileira para o Enfrentamento da Tuberculose (ART TB/Brasil)
Articulação Nacional de Luta contra a AIDS (ANAIDS)