A Biblioteca de Manguinhos (Fiocruz) inaugurou a exposição “AIDS nos anos 80: medo e preconceito”, com documentos e arquivos históricos que mostram o alarme, o estigma e a discriminação nos veículos de comunicação da época. A mostra foi organizada a partir do acervo da ABIA, que desde 2014, está sob a gestão do ICICT/Fiocruz.
A exposição “AIDS nos anos 80: medo e preconceito” reúne uma série de notícias da década sobre a doença com um enfoque alarmista, estigmatizado e discriminatório, além de outros itens obras do acervo.
Desde a década de 1980 esforços significativos foram realizados no Brasil para responder à epidemia de AIDS com projetos e programas de prevenção e controle. A principal estratégia contra a doença sempre foi o acesso à informação.
A partir disso, a ABIA, desde a sua fundação, tem investido na sistematização de informações sobre a epidemia, reunindo documentos sobre AIDS em seu Centro de Documentação e Recursos (CEDOC). O objetivo consiste em fornecer à sociedade brasileira uma fonte estratégica de dados e informações relacionadas à epidemia. No período em que esteve ativo, o CEDOC buscou abrigar todo o conhecimento produzido no Brasil e no mundo a respeito da epidemia de AIDS.
Atualmente, o acervo possui significativo e relevante valor histórico e patrimonial, proveniente da trajetória brasileira na luta contra a AIDS. Possui cerca de 32 mil itens de mais de 40 países sobre a temática e assuntos correlatos, como sexualidade, comportamento sexual, doenças sexualmente transmissíveis e educação sexual.
Dentre os itens presentes no acervo destacam-se livros, cartilhas educativas, relatórios, anais, periódicos, vídeos, dissertações, teses, cartazes, fotografias e guias informativos. Todavia, seu maior destaque são os recortes de jornais que contém as primeiras notícias sobre a doença no Brasil, datadas entre 1982 e 2010.
Em 2014, devido à crescente demanda de documentos e à falta de espaço físico apropriado para comportá-los, o CEDOC foi doado ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), sob a guarda da Biblioteca de Manguinhos. Conhecida atualmente como Coleção ABIA, a documentação está sendo submetida ao tratamento técnico necessário para futuramente ser integralmente disponibilizada à comunidade.
A Biblioteca de Manguinhos já disponibiliza para consulta e acesso fitas VHS, DVDs, teses, dissertações e considerável quantidade de folhetos e livros.
SERVIÇO:
Exposição “AIDS nos anos 80: medo e preconceito”
Data: 01/12 de 2017 até 05/01/2018
Local: Biblioteca de Manguinhos – Pavilhão Haity Moussatché – Campus Fiocruz
Av. Brasil 4.365 – Manguinhos – RJ
Visitação: de segunda à sexta-feira
Horário: 8h às 17h
Fonte: Manguinhos/Fiocruz