Com mais de 20 mil exemplares distribuídos pelo Brasil, a cartilha “Juventude e Homossexualidade: o que os pais precisam saber”, lançada pela ABIA em 2004, completa 10 anos com uma nova edição. O pré-lançamento aconteceu nesta segunda (17/11) no município de Resende, interior do estado do Rio de Janeiro, durante a “Roda de Conversa Mobilizar para avançar: Sexualidade, Gênero e Saúde” promovida pela Secretaria Municipal de Relações Comunitárias e Cidadania daquela cidade. O evento, direcionado a professores e assistentes sociais, contou com a participação Vagner de Almeida, coordenador de projetos da ABIA.
Desde a 1ª edição, a cartilha tem apoiado o diálogo entre pais e jovens LGBT. A proposta é estimular as escolas a serem mediadoras deste processo. “Queremos que este tema seja discutido nas escolas, por exemplo, nas reuniões de pais. Mas é importante que a escola seja laica, pois somente assim terá abertura para trabalhar esses temas”, ressalta Almeida.
Segundo ele, o objetivo da cartilha é estimular a compreensão dos pais em relação aos desejos sexuais dos filhos: “É em casa que, muitas vezes, ocorre o estigma, a opressão e a homofobia”.
A 6ª edição da cartilha “Juventude e Homossexualidade: o que os pais precisam saber” será lançada na cidade do Rio de Janeiro no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (1º de dezembro).